Contato

ESTUDO DE ACESSO AO SIN – ONS

O acessante é responsável pela realização dos estudos pré-operatórios de conexão ao SIN que são exigidos pelo ONS conforme os procedimentos de rede.

  • Estudo de Fluxo de Potência;
  • Estudo de Curto Circuito;
  • Estudo de Estabilidade Eletromecânica.

A REIVAX possui experiência na elaboração dos estudos citados.

 

TRANSCRIÇÃO DE MODELOS PARA ANATEM

Este estudo consiste na transcrição das funções de transferência dos sistemas de regulação de tensão e velocidade para o programa de simulação de transitórios eletromecânicos ANATEM. O programa ANATEM é a ferramenta utilizada pelo ONS nos estudos de estabilidade e simulações eletromecânicas.

O resultado deste serviço contempla:

  • 1 x Relatório técnico contendo todas as simulações que comprovam que a transcrição está adequada conforme documentação fornecida pelo cliente;
  • 1 x Arquivo *.cdu (formato ANATEM) com o modelo equivalente pronto para ser integrado à base de dados do O.N.S.

Esse tipo de serviço serve como subsídio para estudos pré-operacionais. Para estudos pós-operacionais, é necessário um serviço de validação através de ensaios de campo.

figura-7-8-reivaxExemplo de Transcrição

 

ESTUDO DE CURTO-CIRCUITO

O estudo de curto circuito é utilizado para as mais diversas finalidades: é necessário como dado de entrada em diferentes estudos elétricos (seletividade, transitórios, etc..) e para o dimensionamento de equipamentos (disjuntores, cabos, TCs, TPs, etc).

Normalmente os estudos de curto circuito são realizados com o auxílio de softwares dedicados. A REIVAX utiliza a ferramenta licenciada ANAFAS/SAPRE do CEPEL.

 

ESTUDO DE SELETIVIDADE

O estudo de seletividade consiste na elaboração de um relatório técnico onde estarão detalhadas as ordens de ajustes das diversas funções de proteção de todos os dispositivos de proteção (relés) envolvidos no projeto. Esse relatório técnico é o dado de entrada para a parametrização dos relés.

Produtos Semelhantes

Serviços Relacionados