La función del Sistema de Excitación es suministrar tensión continua al devanado del rotor (campo) de la máquina sincrónica (generador, motor o condensador), proporcionando la corriente de excitación de la máquina. Sin corriente de excitación, la máquina funciona sin campo y, en consecuencia, no se genera (induce) tensión en los devanados del estator (solo aparece una tensión reducida en los terminales del generador, inducida por el magnetismo remanente de la máquina).
Además, el Sistema de Excitación también es esencial para controlar la tensión generada por la máquina, ya que al variar la tensión de campo también varía la tensión en los terminales.
Los componentes principales de un Sistema de Excitación moderno son: regulador de tensión, convertidor de potencia (rectificador), transformador de excitación, contactor de campo, field flashing y protección contra sobretensiones de campo (crowbar).
El RTX POWER es un Sistema de Excitación para generadores, motores y condensadores sincrónicos.
Una solución modular de plataforma única, se aplica a máquinas sincrónicas con corrientes nominales de 10 A a 7000 A.
Principales funciones de control y protección incorporadas al RTX POWER: Regulador de Voltaje Digital (AVR), Regulador de Corriente de Campo (FCR), Control de Potencia Reactiva (VAR), Control de Factor de Potencia (PF), Limitadores Dinámicos (OEL, UEL, SCL, MEL, VHL), Estabilizador del Sistema de Potencia (PSS) y Sincronizador.
O design do painel REIVAX apresenta uma separação entre o controlador principal do RTX POWER da seção de potência, emissora de calor, para que os componentes eletrônicos não sejam desnecessariamente expostos ao calor. O circuito eletrônico é protegido da temperatura em um gabinete ou seção dedicada no cubículo. A filosofia de projeto da REIVAX é sobredimensionar cada sistema em 20-30% em comparação com os requisitos nominais de operação, a fim de aumentar a expectativa de vida do sistema de excitação.
Dependendo das restrições orçamentárias, bem como das limitações de espaço físico, a REIVAX oferece aos clientes a solução com o valor mais competitivo. Uma seleção de redundância é oferecida para canais de controle, interface de I/O, pontes de tiristores, fontes de alimentação e ventiladores.
Os clientes podem selecionar a configuração que atende às suas necessidades. Compartilhamento de corrente entre duas (2) ou mais pontes de tiristores ou uma configuração hot stand-by com duas (2) pontes de tiristores.
O CPX06 é um controlador programável da REIVAX, baseado em CPU x86, desenvolvido para uso em reguladores de tensão, reguladores de velocidade e sistema de automação, possuindo interface de comunicação e sincronismo de tempo. A CPX06 também é o módulo de entradas, saídas e controle, podendo ser interfaceado por uma rede CANopen ou comunicação ethernet. O sinal de controle é enviado para outros dispositivos através da interface CANopen e saídas PWM.
Uma completa interface de habilitação e falha garante confiabilidade e controle do CPX06, que pode operar tanto em topologia monocanal quanto em esquema redundante.
O TTM01 é um controlador digital utilizado em sistemas de excitação para efetuar o disparo e a supervisão de uma ponte tiristorizada. Integra-se aos controladores CPX06 através de rede CANopen, monitorando a temperatura e a corrente de condução de cada tiristor, além dos estados dos fusíveis e ventiladores da ponte. Com base no sinal de controle enviado pelo CPX06 e nas tensões de sincronismo medidas, calcula a quantidade de pulsos independentes para o comando da ponte tiristorizada trifásica. Os pulsos gerados são isolados e amplificados, para então chegarem a cada tiristor da ponte retificadora.
O TTM01 permite o disparo de pontes para a operação em quatro quadrantes por meio de uma configuração que o informa se a ponte controlada opera com corrente positiva ou negativa. Adicionalmente, a REIVAX conta com hardware próprio de drives de potência:
DRV01
Drive de potência de topologia tipo chopper com saída CC podendo ser utilizado como interface de potência em reguladores de tensão para geradores e motores síncronos. Possui medições internas e as saídas analógicas de tensão e corrente de saída são isoladas entre si , dispensando o uso de sensores externos e isoladores adicionais para efetuar o fechamento da malha de controle. Corrente nominal de saída: 20 A.
DRV04
Retificador de tensão trifásico baseado em tiristores para aplicações em reguladores de tensão. O drive processa energia para excitação de máquinas síncronas e recebe um sinal de referência tipo PWM (Modulação por Largura de Pulso) do regulador, proporcional ao ângulo de disparo. Contém todos os sensores necessários para controle de tensão, medindo as principais grandezas envolvidas e dispensa o uso de sensores externos para fechar as malhas de controle do regulador. Corrente nominal de saída, de acordo com a versão escolhida: 75 A, 200 A ou 400 A.
Diferentes formas de Sistemas de Excitação surgiram, ao longo dos anos, com sua evolução. São classificados em duas categorias
gerais, dependendo da fonte de alimentação:
Sistema formado por um conversor de potência de pequena capacidade, que suprirá tensão e corrente a uma máquina de corrente alternada (excitatriz CA), a qual amplificará esses sinais e, após passar por uma ponte de diodos, injetará no enrolamento de campo da máquina síncrona. Tal ponte de diodos pode ser estática (parada) e necessitar de escovas para enviar ao campo do gerador, ou os diodos podem ser rotativos, não necessitando escovas (sistema chamado de brushless).
Possui como vantagem a necessidade de elementos de baixa capacidade (conversor de potência, pré-excitação, transformador e contator). No caso brushless, não necessita escovas para transferência da excitação para o gerador síncrono, evitando possíveis faiscamentos. Suas desvantagens são o tempo de resposta lento, e a manutenção da excitatriz.
Esse sistema é formado por um conversor de potência de grande capacidade, que suprirá tensão e corrente diretamente ao enrolamento de campo da máquina.
Possui como principais vantagens o tempo de resposta muito rápido (quase instantâneo) e o processo de manutenção muito simplificado, por não possuir partes rotativas. Esse tipo de sistema é o mais utilizado atualmente, em função principalmente do tempo de resposta muito rápido, o que contribui, de maneira geral, para a melhoria da estabilidade do sistema elétrico. Muitos projetos antigos, onde o sistema de excitação era baseado em excitatriz rotativa, foram transformados em sistemas de excitação estáticos, desconectando ou até retirando a excitatriz rotativa.
REIVAX fue pionera en el desarrollo de reguladores de tensión digitales microprocesados y de alto desempeño, capaces de ejecutar rutinas de control complejas requeridas por los más exigentes procedimientos de red de diferentes países.
El equipo es totalmente programable, permitiendo modificaciones e inclusión de nuevas lógicas y lazos de control.
A coordenação com outros eventos da planta é facilmente realizada através da sincronização do tempo do Sistema de Excitação RTX POWER com um sinal tipo IRIG-B, NTP ou PTP, e utilizando os recursos de amostragem de alta frequência (menor que 1ms) do registrador de eventos REIVAX.
Uma funcionalidade expandida do registrador de sinais (oscilografia) possui oito (8) gatilhos para gravação pré/pós e permite que os clientes visualizem o comportamento do sistema após um evento.
Reduza o tempo de comissionamento e obtenha uma operação comercial antecipada, quer você mesmo realize o comissionamento ou com a ajuda de um profissional da REIVAX. Nosso sistema oferece diversas ferramentas para facilitar o comissionamento e os testes, desde testes de E/S analógicas e digitais integrados, até o autoajuste da malha de controle.
Os testes são significativamente facilitados com a interface intuitiva do RTX POWER, apresentando uma representação gráfica da função de transferência segundo a IEEE 421.5, ferramenta de resposta ao degrau incorporada, oscilografia e capacidade de alterar parâmetros de ajuste da malha de controle e dos limitadores, tudo em um só lugar. O teste do Estabilizador de Sistemas de Potência (PSS) é facilmente realizado usando a ferramenta de resposta em frequência, incorporada ao software, sem a necessidade de instrumentação externa adicional.
A função de sincronismo à rede elétrica é fundamental em qualquer gerador ou motor síncrono. Nesse processo, a tensão, frequência e ângulo de fase da máquina são ajustados, para que o fechamento do disjuntor de grupo (52) se dê de forma suave.
O RTX POWER possui essa função incorporada ao hardware do poderoso controlador CPX06. Os parâmetros para configuração do sincronismo são acessíveis facilmente através da IHM gráfica touchscreen.
Em aplicações do RTX POWER com excitatriz rotativa tipo Brushless, os diodos rotativos costumam ser monitorados, visando detectar se um dos diodos está aberto ou em curto-circuito. Caso um diodo, ou mais de um, estiver aberto, o RTX POWER sinalizará um Alarme. Caso um diodo, ou mais de um, estiver em curto, o RTX POWER sinalizará um Trip. Tal funcionalidade foi implementada na mesma plataforma de hardware e software do poderoso controlador CPX06. Os parâmetros de configuração das falhas são facilmente acessíveis através da IHM gráfica.